Deustschland 1986

Quando tinha 24 anos, entre 1985 e 1986, passei alguns meses na Europa, especialmente na Alemanha. Lá, pude visitar grandes cidades como Berlim, Munique, Colônia, Frankfurt, Nuremberg, Düsseldorf, Heidelberg, Kassel etc. Mas onde permaneci mais tempo foi numa cidadezinha praticamente desconhecida chamada Witzenhausen.

Apesar de pequena, ela abrigava a Faculdade de Ciências Agrícolas Orgânicas da Universidade de Kassel, sendo referência e pioneira no campo da Agricultura Ecológica. Por isso, havia muitos jovens e também estrangeiros, o que a tornava talvez um pouco mais movimentada do que se esperaria de uma “dorf”, uma vila da zona rural.

Uma das coisas que me chamaram a atenção naqueles dias foi o sentido de ordem e obediência que norteava a vida de todos. De tal modo que até mesmo os punks, uma das representações jovens mais rebeldes, de alguma forma se enquadravam dentro dessa organização.

Bastante diferentes dos punks daqui – dos que eu encontrei no Bom Fim, em Porto Alegre, que vestiam roupas velhas, rasgadas e tinham um ar de descuido –, os de lá eram bem vestidos e pintados, de modo que não causavam tanto espanto – pelo menos não para mim –, a não ser pela evidente exuberância e beleza de seu visual que me parecia mais agradável e jovial do que contestatório.

Entre os vários desenhos que realizei naqueles tempos, esses dois que publico agora (sendo o segundo apenas um estudo) refletem um pouco sobre alguns personagens e elementos que compunham aquele ambiente: as regras sempre presentes e inequívocas, a participação intensa das pessoas de mais idade na vida social e nas ruas – mesmo no inverno –, muita gente bebendo, as casas antigas preservadas como novas, tudo ordenado, regulado e asseado ao extremo, o constante contrastaste de um certo conservadorismo com inúmeras inovações – como era o caso da separação completa do lixo que eu vivenciei nessa cidade pela primeira vez e que só começou a ser implantado aos poucos por aqui anos mais tarde, quando Olívio Dutra ganhou a prefeitura de Porto Alegre.

2 comentários em “<strong>Deustschland 1986</strong>”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *